Arquitetura UFMS tem trabalho classificado no Ópera Prima 2010
O arquiteto Erick Carbone, formado na turma de 2009 do CAU UFMS, classificou o trabalho “A torre mutante - conceito em flexibilidade e adaptação para habitação vertical” entre os vinte e cinco melhores do país no Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Ópera Prima 2010.
Erick conta que já pensava em uma idéia mais ousada: “primeiro de tudo, para tentar sair do lugar-comum, da mesmice, acrescentar realmente algo, uma idéia nova, ou antiga que fosse, mas com uma abordagem especial...”. O trabalho contou com a orientação da professora Andréa Naguissa, e foi apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Arquitetura e Urbanismo. O projeto da torre é uma resposta para alguns dos problemas do contexto urbano contemporâneo, como a periferização, segregação espacial e social, a monofuncionalidade, e o conseqüente abandono e deterioração do centro da cidade. O espaço de intervenção é o centro da cidade de São Paulo, maior cidade do país, em que grande parte desses problemas afloram e podem ser vistos com mais nitidez. A inserção da moradia no centro da cidade é uma das propostas que ele apresenta para combater a segregação espacial e, ao mesmo tempo contribuir para a diversidade funcional, já que a área de intervenção é de caráter predominantemente comercial. De acordo com Erick, a proposta de adensar a população no centro trará mais vitalidade à região.
O projeto evita a rigidez espacial, indicando propostas de flexibilidade por meio da modulação e compactação, com o intuito de criar espaços dinâmicos e versáteis. Entre os trabalhos classificados no concurso, vinte receberão Menção Honrosa e cinco, o Prêmio Ópera Prima. A divulgação dos premiados será no dia 03 de agosto de 2010, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. Este é o 2º ano que o CAU da UFMS tem um trabalho entre os finalistas do Ópera Prima. Em outras oportunidades, houve participações selecionadas regionalmente. Parabéns Erick
Nenhum comentário:
Postar um comentário